Armazenamento de Dados

Até a versão atual, o Quoting utiliza dois métodos diferentes para armazenamento dos dados de orçamentos, usuários, clientes e produtos/serviços:

  • Firebase Storage (armazenamento externo);
  • Local Storage (armazenamento local).

Nesta página você terá acesso a um resumo básico de como o Quoting utiliza cada um desses métodos, suas características e limitações principais. Esta seção não é destinada a informações a respeito de privacidade e segurança de dados especificamente. Para isso, visite a página Política de Privacidade.

Firebase Storage

O Firebase Storage é um serviço de armazenamento de objetos que permite armazenar e recuperar arquivos de forma eficiente. Ele é integrado ao Firebase Authentication, o que significa que os dados são armazenados de forma privada e associada a um usuário específico.

Utilizar o Firebase é importante porque com ele é possível impedir o acesso ao sistema por usuários não autorizados. Todo o processo de login e autenticação do aplicativo é feito através do Firebase Authentication e, sempre que você acessar o sistema, uma conexão externa é estabelecida para validar as credenciais do usuário.

O principal benefício do Firebase Authentication é garantir a segurança e privacidade dos dados do usuário. Através dele, conseguimos garantir um processo de autenticação e login seguro e eficiente.

Local Storage

O Local Storage é um serviço de armazenamento de dados que fica estabelecido localmente, no seu próprio navegador, ao contrário de serviços como o Firebase Storage que utiliza o modelo de armazenamento em nuvem. O Local Storage não é uma tecnologia propriamente destinada ao armazenamento de dados em massa, mas é uma tecnologia bastante eficiente para armazenar pequenas quantidades de dados de forma rápida e eficiente.

Nesta primeira versão do Quoting, optamos por armazenar os dados de orçamentos (informações gerais do cliente, produtos e serviços, valores e quantidade) no Local Storage, já que cumpriria com o propósito inicial do aplicativo de gerar orçamentos de forma simples e rápida. Contudo, é importante destacar que por não ser uma tecnologia destinada a funcionar como qualquer banco de dados mais robusto, existem limitações que implicam diretamente na experiência de uso do sistema e, que até serem melhoradas em atualizações futuras, precisam ser consideradas:

  • Limite de armazenamento:

    O Local Storage possui um limite de armazenamento de 5MB por domínio (podendo variar de acordo com o navegador utilizado). Levando em consideração que os orçamentos não passam de objetos de texto com poucas informações, a espectativa é que esse limite seja grande o suficiente para comportar todos os orçamentos gerados pelo sistema por um bom período de tempo. Contudo, é importante destacar que, caso o limite seja atingido, não será possível continuar usando o aplicativo sem que os dados sejam removidos. Além disso, também é importante notar que não há um método prático para realizar o backup regular dessas informações como seria em um banco de dados mais robusto.

    Por este motivo, funções de cadastro de clientes, produtos/serviços, usuários e etc não serão implementadas enquanto o Quoting permanecer usando o Local Storage como método padrão de armazenamento de dados.

  • Segurança e privacidade:

    Como já foi dito, o Local Storage armazena os dados no próprio navegador do usuário, portanto, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu navegador pode ter acesso aos dados de orçamentos armazenados. Por esse motivo é importante sempre manter o navegador atualizado e, finalizar a sessão do sistema quando não estiver usando o aplicativo. Sempre lembre-se de que dados armazenados no navegador (Local Storage, cookies, etc) podem ser acessados por pessoas mal intencionadas.

  • Navegador Padrão:

    Outra característica importante do Local Storage é que ele armazena os dados de forma local também em relação ao navegador que o usuário estiver utilizando. Por exemplo, se o usuário estiver usando o Google Chrome, todos os dados históricos dos orçamentos criados serão armazenados exclusivamente no Google Chrome. Se por qualquer razão o usuário trocar de navegador, não será possível importar os dados para o novo browser escolhido. Portanto, aconselhamos que o usuário escolha um navegador que seja de sua prefêrencia e mantenha-o destinado para o uso do Quoting, afim de evitar perda de dados.